quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Anderson Braga Horta

Anderson Braga Horta


CERÂMICA



Montículo de argila,

de híspidos pêlos vegetais tufado.

Rude, entretanto modelado.

Um subterrâneo orvalho

mina-lhe à superfície, fontanando-a.

Tênue gêiser, solfatara.

Brilha nos olhos minerais um frio.

E move-se, mágica cerâmica!

e se ergue, semovente

barro cozido ao sol!



Anderson Braga Horta

In Exercícios de Homem (1978)



PROTOFLAMA



Na argila dos pântanos

palpita

premonitória luz

invisa.



Mais que reflexo, a luz que brilha

no barro:

chama, secreta chama, protoflama

de uma alma.



Nela se insculpem, futuras,

as formas,

as áureas formas: na semente a árvore

remota.



Anderson Braga Horta

In Exercícios de Homem (1978)





TREVALUME



Grita-se “Homem à Terra!” e ninguém não acode.

Diluídos no sem-fim do inexistir, os deuses.

Quem ouve? Quem não pode. E grita? Quem se morre.

Solidão! solidão dos cardumes nas redes!



O Homem donde vem? Caiu donde não era.

Para onde vai? Não sabe. E o que deseja? A volta.

Que trouxe? Um sol que ardeu futuro antes da queda

e que é feito de cinza (e fora lume outrora?).



Que leva? Uma saudade anterior de incêndio.

Ou uma canção sem voz? Ou uma luz que se coalha

no coágulo maior das grossas trevas, rocha?



Anoitece? amanhece? ele perplexo baila

da garupa de um ai ao cavo de um silêncio,

sem ver donde praonde a treva se desloca.



Anderson Braga Horta

In Exercícios de Homem (197 17 out excluir Nan

NÓS, O HOMEM



Mineiro noturno, escavo

minhas minas de angústia.

Uma luz na testa —

um caminho, antolhos, parede de pedra.

Uno e múltiplo,

solidário e solitário, respiro

pó e treva. E esperança.

Escavo a terra,

mas de mim mesmo extraio as minhas gemas.

Elas brilham no escuro,

iluminam meus medos e meus tédios,

minha força e minha fé.

Ajo e contemplo-me.

Escavo, escravo: de antever-me

lavado em névoas matutinas.

E vou, retórico e despido,

a caminho de mim.



Anderson Braga Horta

In Exercícios de Homem (1978)

Nenhum comentário:

Postar um comentário